Muitos gestores ainda se perguntam por que ter um site se os seus negócios não dependem de vendas online, por exemplo. O erro, porém, é não entender que a presença digital pode não ser fundamental para vendas diretas, mas tem um impacto imenso no sucesso em longo prazo do seu negócio. Do fortalecimento da marca até novos canais de atendimento: motivos não faltam.
Antes de saber como criar um site, é importante entender os motivos que justificam esse movimento. Afinal, por que ter um site para a sua empresa? Em um período em que a transformação digital facilita o acesso à internet, não ter um canal online para se comunicar pode ser um erro grave.
Mesmo que não utilize para vender, por exemplo, a sua marca precisa estar presente no ambiente digital, seja para construir a credibilidade do seu negócio, seja para facilitar a experiência do usuário ao buscar por informações sobre a sua empresa. Tudo isso, sem a necessidade de realizar grandes investimentos para ter um site bonito e confiável.
Por que estar na internet?
A pergunta correta, na verdade, é: “por que a sua empresa ainda não está na internet?”. Com todos os números que listamos acima, é inviável não colocar a sua marca nos principais canais da rede. A sua loja não pretende vender online? Sem problemas, isso ainda não é uma justificativa válida para não criar um site e se fazer presente nas plataformas digitais.
Imagine que um cliente passou pela sua loja física, mas estava sem tempo para parar e olhar os produtos. No dia seguinte, um sábado, queria comprar um item que é especialidade do seu negócio, mas o endereço era um pouco distante da sua casa: só queria se deslocar se tivesse a certeza de que encontraria a sua loja aberta. Como ele poderia ter essa informação?
Fez uma pesquisa no Google e, pasmem, nenhum resultado apareceu. Nem mesmo um telefone para contato foi exibido nas páginas de busca. Na dúvida, foi ao shopping e comprou o mesmo item no seu concorrente. Já pensou quantas vendas podem ser perdidas, simplesmente, por não oferecer um site confiável com as informações mais importantes sobre o seu negócio?
Mais do que um espaço para abrir um e-commerce, por exemplo, ter um site é fundamental para se comunicar com o seu público. Quais são os canais oficiais de contato? Quais são os produtos disponíveis no seu catálogo ou, até mesmo, o horário de funcionamento e endereço? Ter essas informações reunidas em um site bonito e confiável é uma excelente forma de fortalecer a sua reputação.